sábado, 29 de maio de 2010

ACESSIBILIDADE AO MUNDO DIGITAL



A Educação Especial no Brasil, historicamente, tem mudado de uma perspectiva de tratamento e educação segregada, para o princípio de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Com a intenção de que esses alunos participem de todas as atividades incluídas na grade curricular , e dentre elas está o uso do computador, que se apresenta como um importante recurso no processo de ensino e aprendizagem.

A acessibilidade aos recursos digitais, requer adaptações, ações didáticas e metodológicas que facilitarão aos portadores de deficiências a usufruírem das tecnologias, possibilitando assim o seu desenvolvimento. Através de jogos com atividades voltadas para concentração, memorização e raciocínio lógico, será possível desenvolver nestes alunos a autonomia necessária para o convívio na sociedade.

Buscando me aprofundar mais sobre o assunto, procurei na Secretaria de Educação do município onde moro, informações de como as crianças especiais que estão matriculadas em nossas escolas, tem acesso aos computadores. E lá na Secretaria, estive com uma das professoras, que lecionam para estas crianças. Em uma conversa informal, ela me revelou que a inclusão social, no município, segue todas as diretrizes garantidas por lei. Todas as crianças portadoras de deficiências, deverão ter acesso a educação e a compartilharem , com outras crianças, os mesmos espaços, para que se desenvolvam e, encontrem o seu lugar na sociedade. Procurei saber sobre projetos voltados para a área de informática, ela me disse que os projetos existem, porém com a falta de verbas, houve um atraso na implantação dos mesmos. As sala destinadas a Educação Especial já estão recebendo computadores que serão usados, primeiramente, com jogos educativos que servirão para desenvolver a parte cognitiva das crianças. Há uma previsão da chegada de materiais que serão adaptados as crianças ou aos computadores, facilitando e dando maior independência aos alunos.

É preciso estarmos atentos, pois cada vez mais as Ciências estão voltadas em oferecer a humanidade todas as tecnologias para uma melhor qualidade de vida. E a Tecnologia Assistiva, vem cada vez mais, promovendo e capacitando os

portadores de deficiências uma total integração e independência no seu

convívio social.

5 comentários:

  1. Oi, Maria Lúcia!
    O tema que você escolheu é muito importante, e você escreveu muito bem, mas senti falta das informações que identificariam que escola era essa, já que temos outras matérias de escolas do município de M.Pereira com computadores sub-utilizados ou inoperantes. Será que com relação à educação especial existe uma maior boa vontade do município em suprir essa demanda?

    ResponderExcluir
  2. Lúcia,
    Seu trabalho ficou bem interessante! Vamos torcer para que todos os projetos existentes entrem em ação para realmente podermos ver nas nossas escolas ações inclusivas reais.
    Fabiola

    ResponderExcluir
  3. olá... Já percebeu que sempre nos deparamos com a frase: "Existem projetos." Pois bem... Agora, ao fazer uma pesquisa deveriamos incluir uma pergunta básica: "Esses projetos preveem uma data para serem concluidos?"

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Maria Lúcia...Seu tema é de suma importância e precisamos ficar atentos sim, para que os portadores de deficiências tenham uma melhor qualidade de vida e que possam usufruir de tudo o que têm direito e por direito.

    ResponderExcluir
  5. Olá mérilu,sua reportagem é bastante oportuna, uma vez que muitos dos problemas enfrentados na vida,o que mais nos marca é aquele que vivênciamos,só conhece as dificuldades de um deficiente quem vive ou interage com ele.É preciso estar atento realmente.
    un grande abraço!!!

    ResponderExcluir